Eu tô ficando é velho, não é doido não!

idades, crise, felicidades, prazeres, tempo e 30 anos.

DECISÕES & DÚVIDAS

rupaul

Em um post da semana anterior eu falei sobre a crise dos 30 anos. Relendo o que escrevi, percebo que minha crise permeia basicamente sobre as decisões que tomei e suas consequências, além da ansiedade com relação às que virão.

Falando em decisões e consequências, fiquei com vontade de contar uma história que, acho, pode falar muito sobre tudo isso. Na verdade, contar sobre uma pessoa. Uma pessoa Nova (sic).

Eu conheço alguém que se descobriu transgênero e está no meio do processo de transição de homem para mulher. Ela nasceu homem, mas se sente uma mulher e seu objetivo na realidade não é se tornar uma, mas diminuir as características masculinas para ser menos parecida com um homem e poder viver num campo que se possa chamar de intersex: quando quiser colocar um vestido e uma maquiagem, fazê-lo sem parecer estranho; quando estiver com vontade, colocar um terno e ir a um casamento, por exemplo.

Essa mulher é alguém muito cara para mim e ela diz que eu sou das pessoas que acompanha de forma mais íntima todo o processo desde a descoberta até o efeito dos hormônios sobre seu corpo. Todavia, o meu objetivo de falar dessa pessoa tão querida é discutir a magnitude de uma decisão nessa fase  da vida– ela recém completou 29 anos -, trazendo aos olhos de vocês uma situação extrema.

Nos momentos mais difíceis, ela me fala das dúvidas. DÚVIDAS?! Eu sempre me pergunto: como alguém que já chegou tão longe – descobrir não ser do sexo que você cresceu e ainda tomar atitudes para mudar este fato – pode ainda ser capaz de ter dúvidas? Sem contar que se você duvida disso, como faria voltar atrás? (Quando eu penso nela, eu sempre acho meus problemas menores, mas essa sensação eu tenho quando eu vejo a vida de quase todo mundo, um defeito que eu preciso corrigir urgentemente).

Ela me fala da dúvida de se ver sendo a única pessoa diferente em todos os meios. No meio de uma sociedade heteronormativa, ela é gay. No meio de um grupo gay machista, ela quer aflorar seu lado feminino. No meio trans, ela começou seu processo já aos 28 anos e não na adolescência, como quase todas. E para fechar, ela não foi expulsa de casa, não precisou se prostituir para sobreviver e ainda tem curso superior completo, o que – pasmem- a afasta de todos os clichês e grupos de apoio às pessoas trans.

Agora imaginem uma situação que além de lidar sozinha com todas essas questões, você ainda tem que encarar a opinião do mundo inteiro sobre este assunto, que já dá para ter uma noção de qual seja.

Nós já conversamos enquanto ela chorava por ter encontrado um antigo amigo que não concorda com o que acontecendo, afinal “você é tão bonito assim machinho”, como se o importante para uma decisão dessas é se você fica mais bonito como homem ou como mulher.

Decisões.

Dúvidas.

Consequências.

Retornos.

Tudo isso pesa na fronte que usa a coroa, seja você um rei ou uma queen. Então, se não dá para a gente saber se tomou a decisão certa, o que se pode esperar é ao menos um apoio mútuo. Acho que isso não faria mal nenhum.

2 comentários em “DECISÕES & DÚVIDAS

  1. Rafael
    2 de junho de 2014

    Eu acho que essa é um pouco a história de todos nós que estamos nessa casa dos (ou quase) 30, não é mesmo? É como esse momento de “a hora é agora”, de querer ser você mesmo e descobrir afinal onde você está e o que se é. Acima de tudo a maior beleza em todo esse relato e em toda essa experiência, acredito que é – apesar das dúvidas e consequências – a beleza de ser você, de pagar pra ver, de crer que há algo capaz de gerar mais felicidade e realização nesse encontro consigo mesmo, com a parte do nosso coração que ainda precisamos abraçar (e principalmente escolher abraçar).

    Curtido por 1 pessoa

    • Ítalo Damasceno
      2 de junho de 2014

      “Porque mais autêntica se fica quanto mais parecida com o que sonhou para si mesma” (Agrado em Tudo sobre minha mãe).

      Curtir

Deixe sua opinião

Informação

Publicado às 2 de junho de 2014 por em Memórias e marcado , , , .
