Eu tô ficando é velho, não é doido não!

idades, crise, felicidades, prazeres, tempo e 30 anos.

IMPÉRIO

Império

Passada a primeira semana de IMPÉRIO, a nova novela das 9 sob a batuta de AGUINALDO SILVA, já dá para dizer: começou uma novela boa.

Depois do marasmo de Em família, logo na primeira semana, em especial a primeira fase, veio cheia de personagens apaixonantes, ótimas estórias, surpreendentes reviravoltas e muita gente para chamar a atenção do público. O Comendador, interpretado na primeira fase por Chay Suede, já chegou arrancado suspiros, criando inveja e ficando rico às custas de pessoas dispostas a ajudá-lo e de alguns atos contra a lei. Para construir seu tão sonhado império, José Alfredo, depois de ser afastado do grande amor, foi parar em um garimpo clandestino no Monte Roraima, onde teve que matar um homem para se defender e fazer negócio com os garimpeiros. Tornou-se traficante de pedras preciosas e casou com a ambiciosa e não menos cativante Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque (numa bela homenagem à Altiva de A INDOMADA, possuindo ambas o mesmo sobrenome), graças a uma relação de simpatia e grandes interesses. Ela, vinda de uma família quatrocentona paulista falida, precisava de um homem que lhe desse a proteção financeira necessária para viver como ela estava acostumada, mas oferecia a possibilidade de abrir muitas portas para ele.

Na outra ponta, a relação de cumplicidade e inveja das irmãs Eliane (cunhada e amor do Comendador) e Cora (interpretada com dignidade por Marjorie Estiano e grande promessa de Drica Moraes). A última é uma espécie de releitura de Perpétua por ser egoísta e, de certa forma, desejar tudo o que a irmã tem, inclusive o amor, apesar de ela não ser tão óbvia quanto a irmã de Tieta, pelo menos neste primeiro momento, pois ainda não foi revelada a razão de tanta amargura. Um spoiler: nos bastidores da novela, de tanto chamarem Cora de cobra, Drica fez um jeitinho sibilante com a língua que já pegou no pessoal por trás das câmeras e tudo indica que será a nova moda no Brasil. Estou só esperando a primeira cena dela fazendo isso ir ao ar.

"Atrás de toda grande fortuna há um crime." (Honoré de Balzac)

“Atrás de toda grande fortuna há um crime.” (Honoré de Balzac)

Aguinaldo, há muito, fala da sua paixão pela série The Sopranos, que ele não titubeia em definir como a melhor coisa já feita para a televisão o que leva a crer que tem sido a inspiração das suas novelas desde que saiu do estilo realismo fantástico. Por um bom tempo ele fez as ótimas estórias que se passavam em cidades pequenas do Nordeste num microcosmo brasileiro, como TIETA, PEDRA SOBRE PEDRA, FERA FERIDA e A INDOMADA. Em 1999, houve a tentativa de transposição para o meio urbano com a sem sal SUAVE VENENO, que já contava a história de um nordestino que enricava no Rio de Janeiro, retornando depois ao núcleo interiorano com PORTO DOS MILAGRES. Daí ele finalmente descobriu onde, numa cidade grande, se encaixavam seus personagens e graças ao feliz encontro com Wolf Maya, juntos fizeram um verdadeiro sucesso que foi SENHORA DO DESTINO. A partir dessa novela, Aguinaldo definiu seu estilo atual e fez dos subúrbios cariocas o novo microcosmo brasileiro para seus personagens. Os protagonistas ainda são nordestinos, porém agora vieram para a cidade grande e fizeram fortunas. As tramas circundam em volta desse tesouro, conquistado à base de trabalho duro ou pela sorte de um bilhete de loteria, sempre com muita gente querendo roubá-lo.

Em IMPÉRIO houve o fim da parceria com Wolf, o que não necessariamente tenha sido algo ruim. Ela é, ao que parece, a trama mais adulta deste autor e a vigorosa direção de Rogério Gomes tirou o colorido mais forte do anterior, deixando as cenas mais tensas e menos divertidas, contudo ainda mantendo excelentes núcleos cômicos. Nas novelas precedentes, por mais perigosa que fosse a situação, a fotografia de um subúrbio colorido dava margem a uma piada ou a sensação que uma ameaça de morte poderia acabar em um pastelão. Agora, quando Cora está em cena, parece que qualquer possibilidade de riso some, como se ela sugasse toda a felicidade do ambiente, um tipo de Dementador do Harry Potter (link).

Aproveitando que estamos falando de Cora, é bom ver finalmente o talento de Drica Moraes ganhando um papel à altura. Para quem já havia brindado os telespectadores com a interpretação da não menos amargurada e frustrada sentimentalmente/sexualmente Violante, em XICA DA SILVA, ela só teve um papel que exigia realmente do seu poder dramático, como Vânia em QUERIDOS AMIGOS. Antes ela teve ótimos papéis cômicos, que também foram feitos lindamente, mas estavam se tornando repetitivos. Todos dizem que fazer comédia é mais difícil do que fazer drama, mas sabendo da sua capacidade de fazer paralisar de tristeza e de horror só com um olhar, era impossível não lamentar esse tipo de escalação.

aguinaldo

O Comendador é uma personalidade típica das novelas de Aguinaldo Silva. Um homem que fez coisas horríveis para enriquecer e, quando chegou no topo, decidiu limpar seu meio de vida – vide Giovanni Improtta. Bem como em The Sopranos, ele vai enfrentar as consequências do seu desejo de “ser rei”, lutando contra a cobiça da própria família e de todos os outros que, por um motivo ou outro, tentarão tomar seu lugar. O autor já havia tentado emplacar este mesmo mote em SENHORA DO DESTINO (tanto é que o primeiro nome da novela seria Um lugar ao Sol), pois quis contar de um político corrupto que faria de tudo para subir, mas foi barrado na época porque era ano de eleição e a emissora achou melhor não mexer com esse assunto. Agora ele poderá destilar todo o seu talento, analisando o peso sobre as cabeças coroadas. Aliás, Alexandre Nero, sem dúvidas, vai dar conta do recado no papel desse imperador dos trópicos.

Ao contrário do que muitas matérias fizeram questão de frisar logo depois do primeiro capítulo, que teria sido a estreia de novela com a menor audiência da história, no dia seguinte, cinco dos dez trend topics do twitter eram relacionados a ela. O que nos faz pensar o que realmente conta? O número de TVs ligadas na hora que ela estava passando ou a repercussão que gera? Se as pessoas não estavam sentadas no sofá vendo-a, pelo menos o interesse de saber o que aconteceu e debater sua trama era evidente. Novas formas de se qualificar o sucesso ou fracasso de uma telenovela precisam ser discutidas, isto é fato.

Ver uma novela em que o escritor trata o telespectador como adulto – com direito aos personagens dizerem “porra” várias vezes por capítulo – é muito bom. Uma trama rocambolesca não é um defeito, sempre foi uma qualidade por surpreender a quem assiste. Aguinaldo Silva é um mestre e, ao que se viu na primeira semana, IMPÉRIO está com todos os elementos para fazer ninguém perder nenhum capítulo, ou, pelo menos, ficar bastante curioso para saber o destino do Comendador.

Aguinaldo com algumas das suas vilãs.

Aguinaldo com algumas das suas vilãs.

Anúncios

2 comentários em “IMPÉRIO

  1. Marina Elvas
    28 de julho de 2014

    uma delícia de novela! Aguinaldo acertou muito dessa vez. também a pessoa que fez 3 das minhas novelas preferidas: PEDRA SOBRE PEDRA, FERA FERIDA e A INDOMADA. e ainda fez TIETA! não tem como não amar.
    e concordo em gênero, número e grau com a escolha acertada que foi Drica para fazer Cora. adoro que em todas as cenas que ela aparece, fica aquele clima: é hoje! é agora que ela surta! vai matar esses sobrinhos, vai tacar fogo nessa casa!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ítalo Damasceno
      28 de julho de 2014

      Isso mesmo, Marina. Eu fico achando toda hora que a Cora vai tacar fogo em tudo, mas pelo que eu vi no capítulo de sábado, ela só vai queimar tudo depois que botar as mãos naquele diamante rosa gigante *-*

      Curtir

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28 de julho de 2014 por em Novela, TV e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: