Eu tô ficando é velho, não é doido não!

idades, crise, felicidades, prazeres, tempo e 30 anos.

CASSIA ELLER – O MUSICAL

cassia1

Assisti recentemente o musical inspirado na vida de uma das cantoras símbolos de Brasília, Cássia Eller. Apesar de não ter nascido aqui, e só ter vindo aos 18 acompanhando o pai, paraquedista do exército, e por ter iniciado sua carreira como atriz e cantora na cidade, é sempre citada como um dos artistas natais. Por isso é tão especial a apresentação dessa produção na capital federal.

Na verdade, a estória apresentada no palco não tem grandes momentos, assim como a vida da cantora. Basicamente é tudo o que sabemos dela com destaque para detalhes do início da sua carreira e algumas situações familiares. No entanto, impressionante como todo o espetáculo está impregnado pelo espírito talentoso, discreto, forte e (nem por isso menos) irreverente da cantora. Sem contar que emociona até não poder mais. O encontro de Cássia com Nando Reis é de verter lágrimas. O texto de Patrícia Andrade é simples sem cair no óbvio – virtude que não faria mal nenhum aos musicais brasilienses. Aliás, na peça vemos que Cássia chegou a fazer um papel em um musical de Oswaldo Montenegro chamado VEJA VOCÊ BRASÍLIA. Gente, onde estão as escolas de teatro musical dessa cidade que não remontam isso?

Quem interpreta Cássia Rejane (é assim que sua mãe a chamava) é a curitibana Tacy de Campos, de apenas 24 anos, que não era atriz e foi descoberta graças a um vídeo no Youtube cantando uma música da artista. A semelhança física e da voz é de estremecer qualquer um, praticamente uma incorporação. Quem também brilha no palco é um rapaz chamado Emerson Espíndola, interpretando talvez a maior quantidade de diferentes personagens (dentre eles o de Nando Reis), cantando, dançando e tocando alguns instrumentos. A versatilidade e excelência que realiza cada uma dessas funções é de aplaudir com gosto. Aposto que ouviremos ainda muito o nome desse jovem. Aliás, o figurino da peça é de Lydia Quintaes e Marília Carneiro, que já foi motivo de um post aqui (link) e a direção musical toda especial é simplesmente da Lan Lan.

cassia2-horz

A ressalva que eu tive quanto ao cenário foi logo após o show esclarecida por uma amiga. Achei uma pena que o cenário fosse uns panos pretos no fundo e que a todo momento os atores tinham que retirar e colocar elementos no palco. Fiquei chateado pensando como o trabalho seria caso houvesse mais dinheiro para a produção, porém me corrigiram falando que havia mais dinheiro sim. Acontece que optaram por esta forma mais simples e intimista, bem mais a cara da Cássia e, depois de ver a peça, sabemos que essa é a mais pura verdade. Era isso que ela buscava o tempo inteiro, inclusive recusando muitos oferecimentos da gravadora para que seus shows ganhassem mais backing vocals ou fosse mais enfeitado. Para Cássia, bastava ela, o violão e os músicos. Olhando em volta e vendo toda a discussão a respeito de produções de musicais sobre alguns músicos brasileiros, vários deles bem chapa branca a ponto de os fãs nem reconhecerem seus ídolos ali apresentados – assisti o musical na mesma semana que a série sobre Tim Maia passou na Globo -, o mínimo de coerência artística com o homenageado é o que se espera de um espetáculo como esse e, nesse ponto, o musical não decepciona a ninguém.

Nunca fui um grande fã da Cássia Eller, mas era mais por distanciamento do que por não gostar das suas músicas. Ver uma artista que bateu de frente com algumas incompreensões para manter seu estilo me inspirou. Mas acho que quem me inspirou mesmo foi ver CÁSSIA ELLER – O MUSICAL.

Anúncios

3 comentários em “CASSIA ELLER – O MUSICAL

  1. renardfox
    20 de janeiro de 2015

    Deu vontade de assistir 🙂
    E de ouvir mais Cássia Eller.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ítalo Damasceno
      20 de janeiro de 2015

      Descobri como é bom ouvir Cássia Eller.

      Fica ligado que ele sempre se apresenta no CCBB e os preços são assim, de graça.

      Curtir

  2. Notempo
    21 de janeiro de 2015

    Super queria ver. Amo a Cássia. Deve ser uma coisa maravilhosa de ver e sentir.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20 de janeiro de 2015 por em Músicas, Teatro e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: